A importância da Cozinha

A importância da Cozinha

Nesta maravilhosa arte chinesa que designamos por Feng Shui, com raízes perdidas no tempo, o fogão e o tempo dedicado a cozinhar revestem-se de particular importância.

Já os romanos e os etruscos designavam por LARES, LARIUM ou LARUM ao conjunto dos deuses protetores da casa e das pessoas – familiares ou não – que nela habitam. Sendo o “local” onde mora a família, “lar” designa também:

  • o conjunto de pessoas que vivem na mesma casa;
  • o chão da lareira onde se faz o fogo;
  • a pedra da base do forno de cozer o pão.

Recordemos que alimentar-se a si e à família é condição básica à sobrevivência e que procurar alimento foi sempre uma atividade intrínseca à história do homem.

Partilhar uma refeição é um momento que desde tempos imemoriais agrega as pessoas, o tão falado ágape (momento de partilha de/com amor).

Também a descoberta do fogo e o seu uso, foi marcante na evolução da nossa espécie; em todas as culturas sempre houve rituais envolvendo o fogo, ou consagrados ao fogo, e ao Sol como a sua manifestação no firmamento.

Regras básicas e simples

A importância da Cozinha

Iremos agora referir um conjunto de sugestões simples, fáceis de implementar, mas que funcionam e permitem alterar o padrão energético da sua cozinham, ainda que não saiba qual a energia que influencia este espaço.

Eis o que propomos para esta divisão da Casa:

  • a tampa do fogão deve estar SEMPRE fechada; para isso use a própria tampa, ou uma bonita tábua de madeira (que pode também servir de base a um robot multiusos), ou um pano de cozinha ou mesmo uma «prateleira» com pés de borracha como se vendem em várias lojas de especialidade;
  • NUNCA tenha facas de cozinha à vista, pelo que pode dispensar aquele suporte de madeira onde costuma arrumá-las;
  • o caixote do lixo deve localizar-se o mais LONGE possível do fogão; de ficar debaixo da bancada, livre-se do lixo diariamente e não acumule 1 ou 2 dias;
  • a caixa de higiene do gato deve ficar LONGE do fogão;
  • se o fogão e o lava-loiças ficarem na mesma bancada, coloque um vaso de barro com uma planta SUCULENTA (não é cato!) ou ervas aromáticas, ou um suporte de barro (tipo jarra) com 5 ou 7 colheres de pau (mesmo que não as use);
  • importante ter FRUTA fresca em local visível (mas por favor não a deixe apodrecer!);
    se gosta, tenha à vista frascos de vidro com ARROZ, massa, leguminosas e outros alimentos secos;
  • sempre que possível, tenha FRUTA fresca à vista, sinal de abundância e prosperidade.

Saiba que também na cozinha se aplica Regra de Ouro do Feng Shui, e aqui ainda mais: mantenha-a LIMPA e ARRUMADA.

Evite ter a uso loiça partida, panos descosidos, chão sujo, tralhas nas bancadas, caixas e panelas que já não têm a tampa correspondente.

Tenha muita atenção às torneiras que pingam e aos azulejos rachados ou enegrecidos.

O Fogão é o coração

A importância da Cozinha

Segundo os princípios do Feng Shui, o fogão pode ser considerado o espaço mais «sagrado» numa casa pois é nele que se preparam os alimentos que a natureza nos oferece, os quais, por si só, manifestam e representam as várias energias.

O fogão representa a transformação química, mecânica e energética de matérias primas mais básicas em alimentos complexos que saciam e proporcionam prazer.

Quando, por exemplo., preparamos uma sopa, estamos perante a energia do Fogo (fogão), Árvore (legumes), Terra (tubérculos/batatas, raízes/cenouras, bolbos/cebolas), Água e o Metal (panelas).

O tempo dedicado à confeção de uma refeição, é (ou deveria ser!) um tempo de amor familiar. Já repararam que atualmente os Chefes de Cozinha todos referem que as refeições preparadas com amor manifestam acentuada diferença e se tornam melhores?

Sabendo que a energia produzida pelos fogões com chama é Yang, e nos fogões elétricos ou placas é Yin, na hora de escolher, prefira os fogões que produzem chama – é o verdadeiro elemento fogo. Como é o seu fogão?

No entanto, considerando que a cozinha tem uma analogia com o coração da casa, o centro de nutrição da família e amigos, gostaria de sugerir a criteriosa e harmoniosa introdução de apontamentos de cor em vários utensílios ou elementos de decoração, correspondendo às restantes energias – TERRA (tons castanhos), ÁRVORE (tons verdes ou peças em madeira), FOGO (vermelho, laranja, violeta intenso), METAL (cinzas e metalizados) e AGUA (preto e azuis escuros). A intenção é procurar um espaço energeticamente equilibrado.

Flores na Cozinha

A importância da Cozinha

Quais as flores mais adequadas à cozinha? A resposta é simples: Aquelas que me se adaptem às condições de luz existentes e ao tempo que queira dedicar a elas.
Pode optar por alegrias do lar, amores perfeitos, violetas, rosas de Santa Teresinha, lírio da paz, mas também por suculentas (jamais catos !!!), fetos ou plantas aromáticas para uso culinário.

O mais importante é ter na cozinha essa fonte natural de energia, pois representam um pouco da própria natureza dentro da sua casa. Se não gostar de plantas ou se for alérgica (o), pode optar pelas artificias mas jamais arranjos de plantas mortas.

ATENÇÃO: se tiver gatos, procure informação específica pois há muitas plantas que lhes são prejudiciais.

Despensa, a irmã menor

A importância da Cozinha

A despensa tende a ser um lugar da casa pouco valorizado e não raras vezes transforma-se num amontoado de coisas que não conseguimos arrumar ou que são difíceis de manter bem organizadas por causa da sua configuração – ex.: vassoura, pá, esfregona, balde, cesto da roupa, aspirador, etc.

Dependendo da planta da casa, a energia que rege este espaço pode ou não ser igual ao da cozinha – já encontrei casas em que a energia da despensa é diferente. Cada Casa é um Caso!

Gostaria, no entanto, de alertar para o facto da Despensa ser o local onde guardamos os alimentos que foram adquiridos com o fruto do trabalho (o nosso salário) e que irão servir para nutrir quem vive na casa – é um local onde guardamos uma parte das bençãos materiais, uma espécie de caixa forte. Por este facto deve merecer a maior atenção.

Limpeza, organização e arrumação são etapas fundamentais – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar (lá diz o ditado popular). Se houver condições procure introduzir cores, formas, materiais ou padrões associados ao setor do respetivo Baguá.

O que deve ser evitado!

A importância da Cozinha

Muito se escreve sobre a sorte e o azar presentes na cozinha e a influência que pode exercer sobre o «pai de família».

Pessoalmente gosto de me distanciar de alguns conceitos e sobretudo creio ser necessário ajustar os princípios de Feng Shui ao contexto de sociedades urbanas.

Compramos ou alugamos casas, onde temos capacidade económica para as sustentar, não podemos alterar as canalizações da água, gás, ou luz, e também nem todas as famílias têm a figura paterna presente.

Em todo o caso, a cozinha continua a ser o «coração» da casa e é uma pena que cada mais se dedique pouco tempo à preparação dos alimentos que vão nutrir as pessoas que habitam na casa. esta imagem podemos identificar situações que devem ser evitadas:

1) fogão ao lado do lava-loiças
2) fogão ao lado (ou de frente) para o frigorífico
3) caixote do lixo próximo do fogão
4) fogão junto à janela
5) a pessoa que se sentar naquela posição em destaque fica de costas para a porta
6) a pessoa que estiver a cozinhar fica de costas para a porta
7) a pessoa junto ao fogão, fica em «corrente de ar», entre a porta e a janela.

Mas as casas são como são! Apesar dos manuais de Feng Shui referirem muitas vezes a posição/direção da panela onde se coze o arroz, na verdade, não é fácil alterar a localização dos equipamentos pelo que, resta-nos procurar fazer uma boa harmonização sem deitar paredes abaixo.


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram