Árvore de Natal

Chegou uma das mais belas celebrações anuais e é tempo de preparar o espírito e a casa para as festas em família.

Muitas são as tradições, as lendas, os mitos e as crenças em redor do nascimento de um Menino-Rei numa família muito pobre e nas condições que todos conhecemos.

Mas a verdade é que essa tradição não é exclusiva da Igreja Católica Apostólica Romana nem tão pouco da fé Cristã.

A tradição da celebração da noite mais pequena do ano enfeitando um pinheiro e erguendo fogueiras, é um ritual pagão presente em diversas culturas, e realizado de forma similar – trazer a luz à escuridão, tendo essa analogia sido posteriormente adaptada por diferentes religiões.

Hoje não irei falar das ancestrais tradições desta celebração nem dos costumes associados a esta época do ano; hoje falarei sobre a árvore de natal na ótica do Feng Shui, uma milenar tradição chinesa de harmonização dos espaços habitados.

Onde colocar a Árvore de Natal

Aplicando o Baguá na planta da casa – recorde-se que a linha 8-1-6 do Baguá deve ser colocada sobre a linha da parede da porta mais usada para entrar em casa – podemos identificar como zonas favoráveis para a localização da árvores de natal os seguintes setores:

  • Riqueza e Prosperidade – setor 4, a energia Árvore, que por ter dado flores e frutos revela as suas bênçãos materiais; enfeitando a árvore de bolas coloridas estamos a simbolizar uma árvore plena de belos frutos, sendo que os tons dourados e prateados dos enfeites se associam ao elemento dinheiro;
  • Fama e Reconhecimento – setor 9, a energia Fogo que se alimenta da energia da árvore ou madeira, e que traduz o êxito e o reconhecimento social do sucesso nos diversos setores da vida;
  • Família, Passado – setor 3, a energia Árvore, quando está ainda a enraizar e a crescer, criando fortes ligações à Terra/Solo.

Caso nenhum destes locais corresponda à divisão da casa mais favorável para colocar o pinheiro, não se preocupe, pois, Feng Shui não são vãs superstições. Erga e decore a sua árvore na divisão onde possa ser melhor apreciada por todos, onde se possam cantar canções, ouvir as gargalhadas das crianças e desfrutar dos sorrisos de todos. Pode também colocar no Centro da Casa, se tiver o espaço necessário e não incomodar os residentes. Tenha em conta os aspetos de segurança associados a crianças, cães e gatos.

A simbologia da árvore de Natal

A árvore é um dos elementos simbólicos mais antigos na história do Homem e todas as culturas, ao longo das gerações, encontraram formas de a homenagear e integrar em diversas celebrações.

A árvore será sempre um símbolo de vida, de crescimento, de forte enraizamento, e manifesta um perfeito ciclo de transformação desde a semente até ao fruto, mas também me morte e vida a flor ou o fruto que apodrecem para que a energia vital se concentre na semente que um dia vai germinar). As árvores representam sempre vida, crescimento e abundância.

De uma forma geral, a árvore de natal é um excelente símbolo para energizar a casa e a vida, sobretudo nesta estação em que escasseia a luz, o sol e o calor.

Muito embora tradicionalmente se associe à Árvore de Natal dois elementos primordiais – Árvore/Madeira e Fogo – na verdade o pinheiro enfeitado, natural ou artificial, integra a energia da ÁRVORE, que se enraizou bem na TERRA, e que alimentando-se desta e da ÁGUA, cresceu na vertical com desenvoltura e produziu belos frutos (as bolas coloridas).

Os bonecos de neve são a expressão mais simples e imediata da energia ÁGUA enquanto que as luzes que piscam e a estrela no topo, são representações de luz, FOGO, energia, vitalidade.

As fitas de material metalizado, manifestam a energia do METAL brilhante, ou seja, o dinheiro que toda a família necessita.

A forma piramidal do pinheiro, também manifesta a energia de FOGO, e pode ser considerado como a força motriz para a implementação e plena realização dos sonhos e projetos da família. Com base nesta intenção, é muito relevante que possa ser montada num local com boa visibilidade e acessibilidade, evitando os cantos escuros.

A Carta ao Pai Natal

Algo que poucos consultores referem é a importância e a oportunidade de nas semanas que antecedem a noite de Natal, a família poder ir escrevendo pedidos concretos, que beneficiam um ou mais elementos da família, e que se colocam numa caixa preferencialmente de madeira, com algumas moedas no interior, sendo que estes pedidos devem ser queimados na noite da passagem de ano.

Estes pedidos podem ser dirigidos à entidade que assume maior relevo na vossa crença – Pai Natal, Jesus, Universo ou outro.

O mais importante é a intenção, a fé e a verdade dos pedidos e a diária visualização das bênçãos invocadas enquanto aprecia o piscar das luzes e o crepitar das velas.

Já reparou como este gesto de pedir algo, se perpetuou através da carta que as crianças escrevem ao Pai Natal? Incentive as crianças a escreverem ou desenharem ao Pai Natal, a dirigirem um pedido a uma entidade que está em outro plano e, mantenha o sonho por quanto tempo seja possível. E quando a «verdade» for cruelmente descoberta, pode ser afirmar: «Eu acredito na Magia do Natal, se tu acreditares ela existe!».

A decoração

As redes sociais, os meios de comunicação e as lojas de decoração ou venda de enfeites de natal, encarregam-se de estimular o nosso imaginário, criando e apresentando lindas decorações de natal, que podem até ser monocromáticas.

Se pretende, necessita, ou tem a firme intenção de num dado ano intensificar o pedido-intenção de beneficiar um setor especifico da sua vida, pode optar por uma decoração baseada numa única cor (ex: CARREIRA / azul escuro ou preto e prata; PROSPERIDADE / dourado, prateado/púrpura; AMOR / rosa, salmão; HARMONIA e SAÚDE / amarelo e dourado).

Em vários países havia e ainda há a tradição de ter moedas de chocolate, embrulhadas em alumínio dourado, penduradas na árvore de natal – a nós portugueses, faz-nos recordar a «árvore das patacas» (moeda de Macau). É mais uma dupla manifestação da energia do dinheiro, Metal 6.

Usando a grelha de cores do Baguá, pode usar os enfeites de natal de cada uma das divisões da casa, reforçando a cor associada a este setor da casa; tudo vai depender da sua intenção e gosto pessoal.

Se não souber aplicar o Baguá ou tiver dúvidas, pode não só oferecer a si mesmo uma consulta de Feng Shui, mas também optar pelo uso de diversas cores nos enfeites natalícios.

Embora não seja uma tradição originária dos países mediterrânicos, está cada vez mais difundido o uso de lindas guirlandas no lado exterior da porta principal.

Muitas podem ser as analogias associadas à forma, às cores e aos materiais, mas hoje quero apenas destacar a forma circular, que indicia não só a sucessão dos ciclos, podendo também desviar o que não nos é benéfico.

Além disso, diz a tradição, que a energia vital se sente atraída pela beleza e pelas cores pelo que é relevante decorar o lado exterior.


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram