Baguá

Baguá

O Baguá é um dos instrumentos usados pelo consultor de Feng Shui para a analisar o espaço habitado e nele estão contidas diversas camadas de informação “sobrepostas” motivo pelo qual é de grande utilidade e alguma complexidade.

No Ocidente chamamos Baguá, mas os orientais pronunciam Pakuá.

Onde o Baguá teve origem?

Esta poderosa ferramenta, teve a sua origem na carapaça de um tartaruga encontrada pelo Imperador Fu Shi, quando passeava junto a um rio. A carapaça apresentava diversos sinais enigmáticos e após consulta aos sábios da casa imperial, logo foi associado a um antigo presságio; em seguida, foram associados diversos atributos aos vários símbolos identificados na carapaça do animal.

A sua representação gráfica pode conter diferentes representações; no oriente e no ramo do Feng Shui Clássico surge como um octógono com carateres chineses em redor de um círculo central com Yin e Yang; no ocidente, e sobretudo no ramo do Feng Shui Simbólico ou Intuitivo, surge na forma de um quadrado dividido em 9 partes (uma grelha 3×3) que mais parece o conhecido “jogo do galo”.

Todos representam a mesma ferramenta e contêm a mesma informação básica mas com diferentes graus de complexidade e profundidade – naturalmente que os mais complexos e ricos são os orientais, embora de muito difícil utilização pelos consultores ocidentais.

Em síntese:

Baguá

Podemos dizer que naqueles 9 quadros estão representados: os 8 pontos cardeais mais o ponto central (equilíbrio e harmonia), as 4 estações dos ano e as estações intermédias, as várias etapas das fases da lua, intervalos das horas do dia, partes e órgãos do corpo humano, sentimentos e emoções, relações familiares, cores, etapas da vida, os elementos constituintes da natureza, e os grandes 9 setores da vida do ser humano – passado/família, prosperidade, fama, relacionamentos, futuro/crianças, viagens/amigos, carreira/caminho de vida e conhecimentos/espiritualidade.

Estas são algumas das camadas de informação contidas no Baguá, mais é preciso uma vida de estudo e de continua aplicação para as compreender, interligar e aprofundar.

Em seguida, iremos comentar de forma sumária, algumas das camadas de informação simbólica contidas em cada setor ou Guá do Baguá (Bá=8 e Guá=setor); de notar que a simbologia de cada um dos setor não altera em função de coincidir com um quarto, sala ou cozinha; é fundamental o conhecimento, a experiência e a arte do consultar para fazer a adaptação dos princípios desta arte milenar ao espaço físico da casa.

Prosperidade

Energia Árvore; cor verde escura, púrpura ou turquesa e padrões com riscas verticais; traduz as bênçãos materiais, a riqueza que resulta do nosso trabalho, carreira ou profissão; são os frutos que a árvore produziu e que estão disponíveis para consumo.

É útil ter aqui plantas de crescimento vertical, sem ramos a tocar no chão; excelente local para colocar à vista de todos objetos elétricos ou eletrónicos, peças com maior valor financeiro, elementos de arte, mealheiros; em determinadas circunstâncias recomenda-se que se pendure esferas de cristal facetado ou «campainhas de vento» para criar movimento.

Fama

Energia Fogo; cor vermelho e matizes dos tons de fogo; padrão estrelado, com ângulos acentuados, ou desenho abstratos; significa o reconhecimento pessoal e social da atividade profissional que realizamos.

Será apropriado colocar objetos que traduzam esse reconhecimento como fotos a receber um prémio ou um diploma, o recorte de uma notícia sobre o seu trabalho, um louvor publico, ou fotografia com pessoas que merecem especial reconhecimento público. Não deve ser confundido com vã vaidade ou exibicionismo.

Baguá

Relacionamentos

Energia Terra, nutritiva, maternal, a Mulher e a Mãe; tons de terra claros, amarelo ocre, salmão e tons de rosa; representa todo o tipo de relacionamentos interpessoais, sejam os de natureza amorosa, amizades profissionais ou parcerias/sociedades comerciais; frequentemente, para facilitar, dizemos ser a área do amor e do casamento mais isso é restringir o espectro.

Dê preferência a objetos aos pares, fotos do casal e materiais como a cerâmica ou têxteis macios.

Estamos a manifestar energia Terra pelo que na decoração use objetos com a forma de um quadrado, cubo ou paralelepípedo com base longa assim como cristais de quartzo rosa.

Família

Energia Árvore quando ainda se trata da semente a germinar no interior da terra; todos os tons de verde; o padrão associado é de novo as riscas na vertical (simbolizando os troncos de árvores numa floresta); este segmento representa o passado, a família, os antepassados, as heranças energéticas e a saúde física.

É um bom local para colocar fotos da família desde que não coincida com um quarto de dormir.

O excesso de tralha nesta área pode ter impacto na relação com os mais velhos, com superiores hierárquicos ou ate a nossa perceção sobre o nosso lugar na família.

Na decoração procure introduzir o mobiliário em madeira maciça e se possível aproveite e use algumas peças herdadas.

Centro

Energia Terra e cor amarelo forte; por ser a área da casa e do Baguá que faz fronteira com as demais zonas, acaba por receber a influência de todas e ser o centro de dinamização energética para todos os demais divisões da casa.

Representa o equilíbrio, a saúde geral, a harmonia e o bem-estar. Seria muito benéfico dispor de um bonito arranjo de flores amarelas a decorar o espaço, ou com predomínio desta cor – ex: girassóis, tulipas, malmequeres, rosas, etc. – naturais ou artificiais mas nunca secas. Opte por incluir algum símbolo ou imagem que para si esteja associado a saúde, bem estar, alegria e harmonia.

Criatividade

Energia Metal (mais flexível, do tipo arame), gama de cores pastel (desde o branco ao cinza claro) e os metalizados assim como figuras geométricas com círculos; este sector representa o futuro, a criatividade e o design, o empreendedorismo, os projetos a iniciar num futuro próximo, a inovação e as crianças.

Neste espaço deve haver desenhos ou artesanato feito por crianças, peças de arte realizadas (por jovens criadores ou artistas consagrados) sendo o local ideal para planificar projetos futuros – já pensou em construir a sua «caixa dos sonhos»?

Baguá

Conhecimento

Energia Terra, profunda, a rocha profunda; palete de cores terra mais escuros e certos autores defendem a possibilidade de incluir o azul escuro; a figura geométrica associada é o quadrado, o curo e o retângulo «deitado»; representa a sabedoria, o conhecimento acumulado em livros ou decorrente da experiência, o auto-conhecimento, a espiritualidade, a conexão entre a profundidade da Montanha (energia dominante) e o céu.

Está também associada a tartaruga e a montanha, mas também símbolos associados à espiritualidade. É um bom local para ter a biblioteca, a sala de estudo ou fazer meditação.

Carreira

Energia Água, gama de cores desde o azul médio ao preto (água em profundidade); e formas onduladas( as ondas do mar); associado ao propósito de vida e à carreira profissional representa também as emoções, os medos e o subconsciente.

É fundamental evitar atropelos à vida pelo que a área deve manter-se arrumada e limpa. Em função das necessidades especificas pode ser relevante incluir um aquário ou fonte de água, espelhos, uma imagem ou foto de um rio ou manter flores frescas numa jarra.

Amigos

Energia Metal (mais rígido, do tipo «barra de aço), os tons metalizados, dourados e gama de cinzentos mais escuros, além de padrão com círculos; neste setor ficam refletidos os amigos úteis e as viagens, mas também a organização, o planeamento, o rigor, a ordem e as regras.

Por ser a manifestação desta energia fica também associado às estruturas institucionais, às organizações, ao poder e à energia masculina do pai. É o espaço da casa onde se devem colocar as recordações de viagens, as fotos de amigos e as listas de contactos (em caso de necessidade).


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram