Cristais e Baguá

Cristais e Baguá: De acordo com a simbologia representada em cada setor do Baguá, vamos verificar o uso dos cristais na harmonização de cada Guá ou seja, na ativação da correspondente divisão da casa.

Prosperidade

Cristais e Baguá

Embora existam muitos cristais irei apenas referir os que sendo fáceis de encontrar, e com custos acessíveis, são os que pelas suas características e propriedades, melhor servem os objetivos.

No Baguá o setor da Prosperidade corresponde ao número 4 do Lo Shu, à direção Sudeste, energia árvore (que deu flor e fruto, já que estas são as manifestações da sua prosperidade) e encerra o potencial de riqueza e desafogo financeiro. Os cristais mais propícios são: turquesa, ágata musgo e citrino.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi atraem abundância e riqueza, proteção material, catalisam otimismo e confiança, e no caso dos citrinos acresce o facto de contribuírem para a resolução de desavenças nos grupos ou famílias.

Se na sua atividade profissional usa máquina registadora, ou recebe dinheiro, ou possui um terminal de pagamento multibanco, opte por ter junto a este equipamento alguns destes cristais em conjunto com pirites.

Fama e Reconhecimento

Cristais e Baguá

No Baguá o setor da Fama e Reconhecimento social corresponde ao número 9 do Lo Shu, à direção Sul, energia fogo e traduz o reconhecimento exterior da pessoa, do trabalho realizado e dos sucessos alcançados.

Não se tratada de vã vaidade, mas do mérito que nos é reconhecido. Os cristais mais propícios são: granada, coralina vermelha e rubi.

Por se tratarem de cristais vermelhos (nas várias tonalidades do fogo), aumentam a motivação, o nível energético, potenciam as emoções associadas à paixão, à sexualidade, aos relacionamentos e à liderança.

No caso das pessoas com tensão arterial elevada e não controlada, ou portadores de arritmias, recomendamos precaução sobretudo no uso de rubis pois parece haver prova clínica sobre serem ativadores do sistema cardiovascular.

Amor e Relacionamentos

Cristais e Baguá

No Baguá, o setor dos relacionamentos interpessoais, das parcerias, do amor e do casamento, corresponde ao número 2 do Lo Shu, à direção Sudoeste, energia Terra (suave, fofa, nutritiva e maternal) os cristais mais propícios são: quartzo rosa, topázio amarelo ou imperial e aragonite.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi equilibram os relacionamentos (de natureza amorosa, familiar ou profissional), trazem luz à escuridão, são calmantes e apaziguadores, potenciam a felicidade, a aceitação e a paciência – elemento fundamentais nas relações humanas.

Deixo à sua criatividade e intuição a forma mais adequada de os integrar na sua casa mas se precisar de sugestões, recomendo que veja o que já publiquei sobre taças e aquários de cristais.

Família e Antepassados

Cristais e Baguá

No Baguá, o setor da família, passado, e antepassados, corresponde ao número 3 do Lo Shu, à direção Este, energia árvore (ainda em semente, ou seja, o potencial da árvore), comunicação e saúde, e os cristais mais propícios são: água marinha, aventurina verde e citrino.

O cristal citrino já havia sido referido numa outra publicação também associada à energia árvore; hoje o que interessa destacar é o seu potencial de resolução de conflitos antigos entre familiares e o de eliminar essas tensões no seio das famílias (que às vezes atravessam gerações). Tem também como característica o facto de canalizar as energias mais densas para a terra e não necessitar de regular limpeza.

Quanto aos restantes cristais poderemos dizer que a água marinha se destaca por aportar clareza às emoções e sentimentos, favorecer a sensibilidade e induz calma às pessoas que padecem de stress. Quanto à aventurina verde tem propriedades curativas e apoia o desenvolvimento das crianças.

Harmonia e Bem-Estar

Cristais e Baguá

No Baguá o setor do equilíbrio, harmonia e bem-estar, corresponde ao número 5 do Lo Shu, também conhecido como a casa do imperador, ao centro da casa, à energia terra e tem a particularidade de influenciar e ser influenciado por todos os restantes guás.

Os cristais mais adequados são: cristal de rocha, selenite e rosa do deserto (uma outra forma da selenite). Embora o ambar seja uma resina e não um cristal, é recomendado para este setor da casa.

Pretende-se que neste guá os cristais ajudem ao enraizamento na terra, criar estabilidade e equilíbrio, limpeza e harmonização.

Recorde-se que a selenite não pode entrar em contacto com a água nem necessita de ser submetida a quaisquer processos de limpeza, embora seja benéfico colocar ao Sol.

Quanto às pontas de cristal, devem se sempre colocadas na vertical, como se servissem de antena para os demais cristais que a acompanham na taça.

Deixo à sua criatividade e intuição a forma mais adequada de os integrar na sua casa, mas se precisar de sugestões, recomendo que veja o que já publiquei sobre taças e aquários de cristais.

Futuro e Projetos

Cristais e Baguá

No Baguá o setor associado ao futuro, projetos, empreendedorismo, criatividade e inovação, corresponde ao número 7 do Lo Shu, à direção Oeste, energia Metal (suave, flexível) e os cristais mais propícios são: howlite, lápis lazúli e labradorite negra.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi reforçam as capacidades cognitivas necessárias ao planeamento e organização de projetos, facilitam a clareza mental, aportam energia de ação e concretização, facilitando a harmonização de pessoas e a resolução de problemas do quotidiano.

Estas características são especialmente valiosas no momento em que se inicia um novo empreendimento pois ajudam ao foco nos objetivos.

Conhecimento e Sabedoria

Cristais e Baguá

No Baguá o setor do conhecimento, auto-desenvolvimento, aprendizagem e sabedoria, corresponde ao número 8 do Lo Shu, à direção Nordeste, energia Terra (profunda, compacta, intensa, da montanha ) e os cristais associados são: olho de tigre, ametista e azurite.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi têm a capacidade de conectar a energia da terra profunda elevando-a ao céu.

Por ajudarem ao enraizamento, são recomendadas para estes espaços onde também a meditação e a elevação da vibração pessoal saem beneficiadas.

De uma forma geral estes cristais ajudam a fazer uma melhor conexão com o superior, desenvolvendo na pessoa capacidades específicas e aumentando a clareza da mente.

Deixo à sua criatividade e intuição a forma mais adequada de os integrar na sua casa mas se precisar de sugestões, recomendo que veja o que já publiquei sobre taças e aquários de cristais.

Carreira Profissional

Cristais e Baguá

No Baguá o setor associado à carreira profissional, caminhos ou propósito de vida, e também emoções e inconsciente, corresponde ao número 1 do Lo Shu, à direção Norte, energia Água, à Tartaruga Negra como animal celeste e os cristais associados são: ónix e turmalina negra.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi atuam como barreira pelo que reforçam a proteção pessoal (desde tempos antigos são usadas em amuletos), equilibram a relação Yin e Yang, aumentam o foco e a concentração, reduzem emoções limitantes como o medo e a sensação de vitimização.

Na família das turmalinas existem várias colorações – aqui referimos especificamente a turmalina negra a qual não deverá ser usada sob a forma de brincos ou colares devido à densidade da sua energia junto de áreas mais subtis como a garganta, a visão e a coroa.

Amigos e Organização

Cristais e Baguá

No Baguá o setor associado aos amigos e conhecidos úteis que nos podem ajudar, às viagens, ao rigor e ordem, corresponde ao número 6 do Lo Shu, à direção Nordeste, energia Metal (duro, rígido, forte), e os cristais mais propícios são: hematite e pirite.

Cada cristal tem as suas características específicas em termos de composição e atributos, mas na generalidade os que acima referi têm uma forte ação de proteção energética, aumentando a coragem, a força e a auto-estima, reduzindo a ansiedade e a frustração. Ambos podem ser usados dentro do porta moedas pois sendo óxidos de ferro estão intrinsecamente ligados ao dinheiro em moeda.

Deixo à sua criatividade e intuição a forma mais adequada de os integrar na sua casa, mas se precisar de sugestões, recomendo que veja o que já publiquei sobre taças e aquários de cristais.


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram