Energias e Baguá
No Ocidente, quando falamos das energias-base referimos-nos ao Fogo, Água, Terra e Ar mas no Oriente, são 5 os elementos constituintes da natureza e da matéria: Fogo, Terra, Metal, Água e Árvore (ou Madeira).
Estas forças manifestam-se em todos os seres e em todos os reinos, do mineral ao animal passando pelos unicelulares, os fungos e as plantas.
Na génese desta arte milenar chinesa de energização e harmonização energética dos espaços temos a direta observação da natureza, sendo que aquelas 5 energias estão intimamente relacionadas entre si e de uma forma que todos reconhecemos.
O Ciclo da Geração das 5 Transformações:
Vejamos como se interpreta o Ciclo da Geração das 5 Transformações: A MADEIRA das árvores alimenta o fogo, as cinzas do FOGO alimentam a TERRA, na profundidade desta encontramos os METAIS e estes geram ÁGUA com diferentes características que por sua vez alimentam as ARVORES (madeira).
Também podemos fazer a leitura em sentido contrário – o Ciclo do Condicionamento. Vejamos 2 exemplos: o FOGO destrói as ÁRVORES, a AGUA enferruja o METAL e a TERRA apaga o FOGO.
Em Feng Shui procura-se alcançar o equilíbrio e a harmonia nos espaços habitados através da identificação daqueles elementos energéticos presentes nos materiais, cores, padrões e formas dos objetos que temos em casa.
Feng Shui não é sinónimo de decoração, mas serve-se dos objetos para obter equilíbrio e bem-estar.
Estas mesmas energias estão presentes nos alimentos e é por isso que no regime macrobiótico se procura ter no prato alimentos que representem as 5 energias a fim de dar ao organismo tudo o que necessita.
Em função dos desequilíbrios (disfunções ou doenças) torna-se necessário fazer combinações de alimentos específicos tal como em Feng Shui se fazem mudanças nos elementos decorativos da casa.
Energias e Baguá
Estas 5 energias constituem o Chi que os praticantes de artes marciais ou da medicina tradicional Chinesa tão bem conhecem – estamos sempre a falar da mesma manifestação energética, e que em Reiki é denominada como «energia vital».
Cada uma destas energias, presentes nos 9 setores do Baguá manifesta diferentes atributos – hoje falarei de algumas dessas características:
- Energia FOGO – cores: laranja intenso, vermelho e fúcsia intenso; estação do ano: verão; sabor: amargo; órgão: coração; emoção: alegria; nota musical: Sol.
- Energia TERRA – cores: tons de terra, castanho, ocre, amarelo torrado e areia; estão do ano: não tem definida; sabor: doce: órgão: estômago/baço; nota musical: Dó
- Energia METAL – cores: tons pastel, gama de cinzentos, metalizados, prateados e dourados; estação do ano: outono; sabor: picante; orgão: Pulmão/Intestino grosso; nota musical: Ré
- Energia ÁGUA – cores: Azul muito escuro, antracite e preto; estação do ano: inverno; sabor: salgado; órgão: rim/bexiga; nota musical: Lá
- Energia ÁRVORE – cores: gama de verdes incluindo turquesa; estação do ano: primavera; sabor: azedo; órgão: fígado/vesícula; emoção: fúria; nota musical: Mi
Já repararam que a forma dos morangos se parece com um coração, que os feijões parecem rins e que os brócolos parece a árvore brônquica dentro dos pulmões? Será mera coincidência? E já notaram como algumas pessoas revelam uma explícita preferência pelos doces enquanto outras afirmam gostar mais de salgados?
E não ouvimos falar, cada vez mais, na necessidade e benefício de consumir as frutas e vegetais da época pois são aqueles que o organismo mais necessita em cada momento?
Acaso os nossos antepassados comiam sopa de feijão no verão? Ou saladinhas de tomate no inverno?
0 comentários