Materiais e Energias

Materiais e Energias na natureza.

Na cultura oriental, toda a matéria na natureza é composta por 5 elementos fundamentais: terra ou solo, metal, árvore ou madeira, água e fogo. Com diferentes proporções, tudo o que é criado pela natureza e pelo homem manifesta estes elementos.

Também os materiais, simples ou compostos, refletem aquelas energias pelo que, o uso de diferentes elementos permite influenciar o equilíbrio energético e a harmonia dos espaços.

Se por exemplo pensarmos numa fruteira para expor fruta na cozinha, podemos obter diferentes tipos de intervenção no espaço em função de optarmos por um objeto de vidro, ou barro, ou metal ou madeira.

Em seguida iremos assinalar algumas características de diferentes materiais, mas o assunto não se esgota na análise dos materiais pois é fundamental ter também em consideração a cor, a forma e o padrão dos objetos em estudo.

Elementos Terra

O barro e a cerâmica manifestam a energia Terra ou Solo mas a cerâmica, devido ao processo industrial de cozimento, manifesta também um pouco de Fogo. No entanto, a presença do vidrado em algumas peças vai conferir um incremento de energia Yang enquanto que a sua ausência traduz energia Yin.

Ex: Um azulejo vidrado é Terra Yang e um vaso para plantas na cor natural do barro é Terra Yin.

Mas se imaginar-se a comprar vasos para lindas floreiras no jardim, alpendre ou interior da casa, aceite a complexidade que resulta da cor e forma dos vasos – todas estas informações são relevantes para a desejável harmonia e equilíbrio da casa.

A pedras decorativas e o mármore, e de uma forma geral todos os pavimentos, estão associados ao elemento Terra, sobretudo se forem produzidos a partir de «pedras naturais»; se não tiverem sofrido um polimento especial ou envernizamento, manifestam a vertente Yin, mas algumas pedras polidas como o mármore são especialmente brilhantes pelo que manifestam Terra Yang.

No caso dos mármores é muito relevante ter em consideração as cores e as formas dos veios nele presentes. Se estivermos a falar de granitos de tons cinza estamos perante um material Terra-Metal mas se for um pedra negra e muito brilhante, será Terra-Agua-Yang.

Elementos Metal

A capacidade de transformar minério em peças de ferro fundido, aço, alumínio e ou outros tipos de metias, permitiu ao ser humano passos de enorme desenvolvimento na sua história, sendo que algumas eras ficaram associadas aos metais – ex: idade de ferro, idade de bronze, idade de Ouro, etc.

As superfícies metálicas aceleram muito o fluxo da energia Chi e por serem metálicas e brilhantes manifestam a energia Metal Yang. São materiais que impulsionam à ação, e estão associados a estruturas rígidas, que dão suporte e facilitam organização e aplicação de outros materiais.

Por terem características de bons condutores térmicos e elétricos, podem causar uma sensação de opressão.

Elementos Árvore

As fibras naturais apresentam uma enorme amplitude de formas e texturas, mas quase sempre conseguimos identificar a sua origem vegetal.

Toda a madeira na sua forma natural, manifesta a energia Árvore ou Madeira. No entanto, devo esclarecer que considero haver diferença entre as 2 manifestações da mesma energia – vejamos:

Na Árvore, falamos da energia da planta viva, com a seiva a percorrer os seus veios interiores, alimentando-a desde as raízes até às folhas.

Na Madeira, a energia apresenta-se cristalizada, estável, concentrada, mas inerte. Se a madeira for muito envernizada, aumenta a sua caraterística Yang.

Assim, pode optar entre moveis de madeira, marcadores de pratos, mesas de apoio, ou múltiplos vasos de plantas para as suas intervenções em casa.

Materiais como o Bambu, a verga, o junco ou outras fibras vegetais, intrinsecamente associados à energia Madeira, na verdade representam Madeira Yin porque a sua transformação – industrial ou artesanal – implica processos demorados e com elevado recurso à Água (Yin).

Desta forma, podem e devem ser usados em espaços onde seja necessário abrandar o fluxo do Chi. Exemplo: se o chão da sua casa é muito brilhante, opte por ter no chão um cesto de verga com diversas canas de bambu (em planta verde ou secas) perto de uma das janelas e experimente colocar os jornais e revistas da semana numa cesta artesanal também em verga ou cana-da-índia.

As fibras de coco, sargaço ou sisal, são atualmente muito procuradas pelo fator de sustentabilidade e menor impacto na sua transformação. Por serem fibras vegetais, traduzem a energia Árvore ou Madeira e são do tipo Yin pois não são refletoras.

Considerando que quase sempre são tecidas de forma entrançada, merecem especial atenção no que diz respeito à limpeza e manutenção pois tendem a acumular poeiras (energia estagnada ou sha) e isso não é benéfico nem em termos de saúde (alergias) nem de harmonização dos espaços.

Fibras Têxteis

Os tecidos podem ser fofos e macios como o veludo e o algodão, quentes e agradáveis ao toque como a lã, ou frescos e leves como o linho, mas também podem ser rugosos e ásperos como a estopa.

Mas esta segmentação não esgota o tema e seria ainda necessário analisá-los em relação à sua origem: natural (vegetal ou animal) ou sintética e industrial. Todos estes fatores traduzem diferentes caraterísticas aos materiais.

Para facilitar, e correndo o eterno risco das generalizações, poder-se-á dizer que as fibras naturais são elemento Árvore enquanto que as fibras sintéticas, que resultam de diferentes tratamentos químicos ou mecânicos, são elemento Fogo.

Exemplo: uma toalha branca 100% algodão é Árvore, mas uma toalha de mesa, anti-nódoas e antifogo, é uma matéria de Fogo. Se a este exemplo acrescentarmos outras camadas de informação como sejam a cor, a forma e os padrões impressos na toalha, teremos uma multiplicidade de opções de harmonização dos espaços.

Materiais Industriais

De uma forma geral, embora não se possa dizer em rigor que se trata de uma regra, assume-se que os plásticos são do elemento Fogo por serem produzidos por processos industriais que carecem de muita ação mecânica e calor (processos a quente). São usados de forma intensa em diferentes objetos e produtos, mas deveríamos ter cada vez mais cuidado no uso indiscriminado não só pelo impacto na natureza / reciclagem / sustentabilidade, mas também por tenderem a bloquear a energia dos espaços.

O vidro, amplamente usado desde os tempos mais remotos, é um verdadeiro ex-libris em algumas civilizações (ex: fenícios, egípcios e gregos) tendo servido como moeda em trocas comerciais. Em Feng Shui não é fácil encontrar um amplo consenso, entre autores e consultores, no que diz respeito a este material.

Para uns é um exemplo inequívoco de Fogo pois na sua produção o calor do fogo é determinante. Para outros, o facto de conter areia, sílica, sódio, cálcio e magnésio, significa que se trata de um elemento Terra.

Mas existe também quem defenda que por vezes o vidro, sobretudo o artesanal, permite ver na sua transparência, pequenas gotículas em profundidade, e não raras vezes a luz refletida sugere uma certa ondulação, pelo que o classificam como elemento Água.

Como se tudo isto não bastasse, algum vidro industrial, especificamente tratado com esse objetivo, tem um comportamento próximo do Metal.

A maior parte dos autores, refere ser necessário entrar em linha de conta com a forma, a cor e a utilização do vidro para determinar a sua manifestação energética.

Eu, para manter uma certa coerência nos critérios anteriormente descritos ao longo do artigo, opto por uma outra classificação: Terra de Fogo, mas dou maior enfâse ao elemento Fogo.

Poderíamos dar continuidade ao artigo falando por exemplo com cimento, do betão, dos revestimentos acrílicos, composto epóxi, laminados imitando madeira ou pedra, mas creio que agora estamos em condições de identificar as suas naturezas, bastando ver os exemplos já referidos.


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram