Para que serve um consultor de Feng Shui?
Quando as novas tecnologias nos permitem aceder a diversificada informação, em diferentes idiomas e de múltiplas fontes, com teoria e sugestões sobre Feng Shui, das suas diferentes escolas, qual o benéfico de pedir uma consulta?
Eis uma excelente questão à qual poderei responder com uma analogia. Atualmente temos também à distância de um simples click, milhares de receitas e fotos da culinária de múltiplas culturas e também da moderna gastronomia de fusão.
Será que com base nessa informação digital estamos capacitados para preparar uma verdadeira iguaria? Conhecemos todos os temperos? Temos a sensibilidade para entender os diferentes tempos de cozedura ou como se mesclam as várias especiarias? Conhecemos em plenitude todos os ingredientes propostos?
Esta questão fez-me recordar um leitor que recentemente questionou sobre a validade e a veracidade das dicas e sugestões colocando a hipótese de todas as publicações dos consultores de Feng Shui não serem mais do que receitas padronizadas para superstições ancestrais. Compreendo a preocupação e agradeci a oportunidade de clarificar.
A arte milenar de Feng Shui, resulta da observação da natureza nas suas diversas manifestações pelo que, muitas das evidências fazem parte do conhecimento coletivo da humanidade.
Existem, portanto recomendações-padrão aplicáveis a todas as circunstâncias, tal como sabemos que os equinócios e os solstícios ocorrem 4 vezes por ano, independente da vontade do homem e do quadro meteorológico e se recomenda o uso de guarda-chuva quando o céu aparece com os sinais próprios da chuva.
Cada casa é uma entidade única
No entanto, cada casa é uma entidade única, ainda que se tratem de blocos de apartamentos iguais num mesmo prédio. E a razão principal reside nas pessoas que nela habitam, nas vivências que ali ocorrem e na maior ou menor proximidade aos elementos.
Por exemplo, mesmo que a planta da casa seja igual, é muito diferente viver na cave ou no 7º andar, numa moradia ou no último piso (cobertura ou penthouse), no centro da cidade ou no sopé de uma montanha.
Feng Shui é uma arte chinesa milenar aplicada à singularidade de cada casa pelo que, as recomendações genéricas dos consultores são como o abecedário do Feng Shui, depois é preciso saber formar palavras, conhecer a gramática, os sinónimos, e aplicá-las da forma correta.
O que acontece quando o Consultor vai a Casa? Parece-me fundamental que o Cliente faça uma escolha criteriosa do Consultor e que em seguida se prepare para a consulta ao seu lar.
Na expectativa de que tenha decidido realizar uma consulta para um profundo diagnóstico à sua casa, importa começar a pesquisa sobre o perfil do consultor que melhor resposta pode dar às suas questões.
Sobre o Consultor
Qual a linha de Feng Shui que ele pratica (Clássico ou Tradicional? Simbólico ou Intuitivo? Linha americana ou do sudeste asiático?)?
O que é que eu espero dele? Interessa-me que além do diagnóstico e proposta de soluções, também faça um projeto de arquitetura ou de design de interiores? Tenho preferência que ele recomende certas lojas? Ele ajuda a «mexer nos móveis» durante a visita? Permite a gravação áudio da visita? Tem página nas redes sociais? Que tipo de informação costuma partilhar? Tem testemunhos que lhe pareçam credíveis?
Sobre a Consulta
É fundamental que o cliente prepare a vinda do consultor e comece a elaborar uma lista de informações – ex.: qual o motivo de se desejar um diagnóstico à casa? em que divisão residem as maiores preocupações? quando e em que circunstâncias veio morar nesta casa? conheceu os anteriores proprietários ou arrendatários? em que em que medida está realmente disponível para sugestões e motivado para implementar alterações em casa? quais as áreas da vida que mais o preocupam? Como vai a saúde dos membros da família que habitam na casa?
Serviço após a Consulta
É relevante saber: se o consultor elabora um relatório escrito e que tipo de informação inclui? se pode telefonar para clarificar dúvidas e se esse serviço é pago? se vai haver algum tipo de acompanhamento dentro de 3 ou 4 meses? Uma 2ª visita está incluída no valor do serviço?
O consultor de Feng Shui é também frequentemente convidado em outros importantes momentos: ex.: no processo de escolha da casa, no processo de seleção do terreno para construção, na apreciação da proposta de arquitetura e também no momento da venda da casa.
Quais os conselhos práticos que o Feng Shui pode dar no momento da decisão sobre alugar, comprar ou construir uma casa? Saiba que não há Casa Perfeitas e que em todas poderemos aprender mais sobre Nós próprios, a nossa vida e como nos relacionamos com o mundo.
De todas as formas deverá procurar informação sobre:
Meio Envolvente
Que tipo de infraestruturas existem à volta? Jardins? Escolas? Centros de saúde? Instalações desportivas? Locais de culto? Aterros sanitários? Espaços degradados? Local muito ventoso ou ameno? Serras? Rios? Parques ou jardins? As pessoas residentes tendem a fixar-se por muito tempo ou são residências de curta duração? Verifique a presença de cabos de alta tensão no bairro ou antenas de telemóveis/telecomunicação no telhado.
A Casa
Quem eram os anteriores residentes? Tiveram problemas de saúde / justiça / dinheiro / familiares? Por que motivo deixaram a casa? Quais as condições das paredes, tetos, chão, janelas e portas? Como parecem estar os azulejos da cozinha e instalações sanitárias? Gosta da exposição solar? A planta da casa insere-se num retângulo / quadrado ou tem muitos ângulos e reentrâncias (ex: casa em L ou U ou T)? a equipa de Arquitetos tem conhecimentos de Feng Shui? Estão disponíveis a integrar na planta alguns dos princípios básicos? Por fim, e muito importante: Como se sente nessa localidade e na casa? Consegue imaginar-se a viver nela? Que sensações e emoções surgem de imediato?
Sugiro vivamente a consulta de um especialista de Feng Shui e obter dele todos os alertas e sugestões, começando pela preparação do espaço antes mesmo da mudança.
Seja Feliz!
0 comentários