O Quarto dos Adultos

Ter ou não ter, eis a questão!

Hoje irei falar do quarto dos adultos. Pode ou não haver fotos? E de quem? Estas são algumas das perguntas mais frequentes nos cursos ou nas visitas de diagnóstico às casas. Sim, pode haver fotos no quarto dos adultos, mas apenas as fotos de quem ali dorme e sempre com menos de 5 anos!

É muito frequente encontrar nos quartos dos adultos, algumas fotografias que recordam o dia do casamento, ou os filhos quando eram bebés, ou mesmo fotografias dos pais, avós ou outros familiares.

Se pensarmos que nestas imagens residem partículas energéticas das pessoas ali representadas e do local em que foram captadas, pode-se dizer que são memórias energéticas daquele momento.

O Quarto dos Adultos

Assim, fica mais fácil compreender o motivo pelo qual os consultores de Feng Shui sempre sugerem que sejam retiradas todas essas fotos «antigas» e apenas sejam expostas fotos recentes e de quem ali dorme.

O que fazer com as fotos velhas?

Se compreendeu a lógica desta regra, e decidiu “destralhar” as fotos do seu quarto, saiba que emocionalmente pode ser um processo algo doloroso pois a sua mente está profundamente apegada àquelas memórias e vai arranjar mil desculpas para adiar essa alteração.

Pode mesmo acontecer que não tenha consciência desse profundo apego às memórias das fotos pelo que sempre alerto para o lado emocional do processo de destralhar fotos antigas do quarto, sobretudo se ali estão há muitos anos.

Se ganhou coragem – ou se pediu ajuda a algum familiar ou amigo para apoiar o processo – recomendo que não rasgue ou deite no lixo as fotos antigas, porque o seu coração e as suas emoções não iriam suportar isso.

Decida se quer ficar com elas ou se efetivamente prefere desfazer-se. No primeiro caso, pode optar por um álbum tradicional em papel e guarde-o no fundo de um armário ou estante, mas não caia na tentação de as colocar numa moldura digital.

No segundo caso, reserve-as temporariamente numa caixa destinada a incineração (p. ex.: na lareira ou balde metálico) no dia em que fizer uma limpeza energética na casa. Lembre-se que as cinzas não devem ser deitadas no caixote do lixo ou na sanita, mas sim levadas para um bosque ou floresta e ali depositadas junto à raiz de uma árvore ou arbustos.

Dormir Melhor

Esta é uma preocupação frequente e por isso deixo algumas sugestões as quais, no entanto, não substituem uma análise específica da casa e do quarto nem uma eventual consulta ao médico. Para potenciar um bom e merecido descanso é preciso:

  • Evitar uma decoração com cores muito fortes, excesso de quadros ou imagens nas paredes ou demasiados móveis;
  • A iluminação deve ser suave pelo que é aconselhável ter vários tipos de candeeiros e lâmpadas para diferentes funcionalidades; ter as persianas ligeiramente abertas ou totalmente fechadas é um gosto pessoal, mas o sono fica favorecido quando o ambiente fica mais escuro;
  • Pode preparar a hora de dormir ouvindo um pouco de música suave (pode ter uma gravação no telemóvel – ob: leia o que já escrevi sobre a presença de telemóvel na mesa de cabeceira) e, se gostar, pode usar um vaporizador com óleo essencial de alfazema;
  • Garanta que não tem excessos dentro dos roupeiros, cómoda ou eventual gavetão debaixo da cama; procure destralhar tudo o que já não usa e evite ter sapatos no quarto;
  • Na mesa de cabeceira evite telemóvel, livros, relógios, bibelots, …; se for indispensável ter ali o telemóvel, use uma placa de selenite para apoiar o aparelho ou uma pequena taça de cristais para ficar entre si e o telemóvel e tenha-o em modo «avião»;
  • É fundamental que a cama tenha uma boa cabeceira – ex.: madeira, tecido, napa, cabedal – pelo que deve evitar cabeceiras feitas de ripas de paletes;
  • Areje regulamente o quarto, deixando entrar ar, luz ou sol algumas horas por dia.

Cores frias ou quentes?

O Quarto dos Adultos

Antes de avançar no tema, recordo que tenho estado a comentar e a elaborar recomendações transversais a qualquer quarto, não tendo em consideração outros fatores da maior relevância para a sua análise – p.ex. o meio envolvente exterior da casa (tem um impacto de aproximadamente. 70% da qualidade energética da casa), a direção dos pontos cardeais, a energia pessoal dos residentes, os materiais, cores, formas e padrões dos objetos de decoração, etc.).

O estudo da cor e o seu impacto, que hoje está profundamente estudado na Física dos Materiais e na Cromoterapia, sendo mesmo usado em certo tipo de terapias como sejam a ansiedade e a depressão, é uma das temáticas mais conhecidas do Feng Shui.

Muitas vezes o consultor desta milenar arte chinesa é convidado a diagnosticar uma casa para «apenas» recomendar as cores que devem ser usadas em cada divisão. Reitero que Feng Shui não é decoração!

Considerando que se pretende que o quarto de dormir seja uma zona mais tranquila, conservadora, reservada a momento de profundo relaxamento, com total domínio da Energia Yin, deve-se optar pelas cores frias.

Esta gama de cores apresenta uma extensa opção e a palete cromática vai do branco (e respetivas declinações) aos tons pastel, incluindo o cinza muito claro; assim, poderá usar os tons de rosa, verde-água, azul-bebé, alfazema, miosótis, amarelo pálido, camomila, camélia, bege e cinza desde que numa versão «clara». Alguns fabricantes até denominam esta gama de cores de «cores da natureza».

O Quarto dos Adultos

Se o consultor de Feng Shui tiver referido a necessidade de ativar uma energia específica de acordo com o setor do Baguá onde se localiza o seu quarto, recomendo que evite pintar as paredes dessa cor pois pode ser excessivo – ex: vermelho, preto, castanho escuro.

Pessoalmente gosto de sugerir uma cor fria para as paredes do quarto e alguns pequenos apontamentos coloridos nos objetos de decoração, atuando assim na energia desejada.

Recordo que para potenciar ou equilibrar uma determinada energia no quarto, pode usar não só as cores, mas também recorrer às formas dos objetos, aos materiais e padrões dos têxteis, e dessa forma alcançar o resultado pretendido.

Sabia que, por exemplo, uma moldura retangular de madeira, tem um impacto distinto de uma moldura metálica redonda? E que riscas verticais ou horizontais representam elementos energéticos distintos?

Atenção: Feng Shui não é decoração, mas pode decorar os espaços aplicando os princípios de Feng Shui.


harmoniafengshui

Lourdes Polainas Consultora e Formadora de Feng Shui Life Coach

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram