Os 3 Sábios Chineses
Os 3 Sábios Chineses, as estátuas dos 3 deuses ou sábios chineses – Fu, Lu e Shou – são presença frequente como objetos de decoração ou símbolos de devoção em casas, lojas e escritórios quer no mundo oriental mas também no ocidental. Existem em vários materiais e formatos e constituem um conjunto simbólico muito interessante.
Representam felicidade, prosperidade, status, autoridade, saúde e longevidade, e surgem sob a forma de 3 idosos muito simpáticos e rechonchudos com diversos símbolos nas mãos e no corpo.
A forma como se escrevem os seus nomes pode variar bastante pelo que poderemos encontrar grafias tão distintas como: Fuk / Luk / Sau, ou Fu / Lu / Shou ou Fu Xing / Lu Xing / Shou Xing, entre outras. São conhecidos como os Deuses das Três Estrelas ou San Xing: San significa «três» e Xing significa estrela, e funcionam com uma tríade apresentando-se sempre juntos.
Embora sejam populares símbolos de sorte e bênçãos, e por isso muito usados pelos praticantes de Feng Shui, não se tratam de entidades divinas nem fazem parte do panteão de deuses e semi-deuses. São personagens – reais? míticas? – com uma forte simbologia associada a saúde, prosperidade e longevidade.
Devem ficar em local visível, preferencialmente sobre móveis à altura dos nossos olhos, tendo uma boa e sólida parede por detrás. Nunca os coloque na cozinha ou casa de banho nem junto a uma janela.
Sendo 3 figuras distintas mas formando uma unidade devem ser colocados sempre juntos e na mesma posição; se estivermos virados de frente para as figuras, a primeira à nossa esquerda é Fu, ao meio Lu e à nossa direita Shou ou Sau.
FU XING, felicidade e prosperidade
Segundo a lenda, numa pequena aldeia do interior da China vivia um oficial do governo chamado Xang Cheng.
Nesta aldeia as pessoas eram todas muito pequeninas e quando um dia o Imperador os visitou, ficou encantado com a estatura deles pois adorava olhar para pessoas mais baixas do que ele.
O seu fascínio foi tão grande que ordenou que todos os anos um grupo destes aldeões fosse ao seu palácio visitá-lo, sem contudo saberem que já não poderiam regressar às suas casas.
A população da aldeia começou a ficar muito triste, sem notícias dos familiares e foi nessa altura que o oficial do governo, Xang Cheng, decidiu escrever ao Imperador e suplicar que parasse de levar pessoas da aldeia para o palácio.
A carta estava tão bem escrita e os argumentos eram tão eloquentes, que o Imperador aceitou interromper o decreto.
Por ter salvo a população de uma aldeia inteira, Xang Cheng foi imortalizado como Fu Xing, pois graças às suas capacidades trouxe felicidade, prosperidade e boa sorte a todos. É por isso que na sua representação traz sempre um rolo de pergaminho numa das mãos.
Também é frequentemente representado com uma ou várias crianças porque na aldeia havia muitas crianças as quais eram sinal de prosperidade, felicidade e boa sorte.
Em astrologia está associado ao planeta Júpiter.
LU XING, dinheiro e estatuto social
Vestido com um principesco traje de general e chapéu decorado, pensa-se que representa Kuo Tzu-I, conhecido como o Príncipe de Fen-yang Wang, um dos mais poderosos e honrados generais chineses, que terá vivido no séc. VIII d.C. . É o mais faustoso e opulento dos 3 sábios.
Lu Xing aporta sucesso na carreira, reconhecimento e fama, elevado desafogo financeiro, autoridade e estatuto social.
Existem expressões chinesas em que a palavra Lu é sinónimo de dinheiro, fortuna, êxito profissional e académico.
Este sábio também está associado à benção de ajudar casais sem filhos pois ele teria tido oito filhos e muitos netos, todos com destaque no governo do Imperador.
SHOU XING, a saúde e longevidade
Segundo as lendas mais antigas, este sábio tem o poder de determinar a data da morte de cada pessoa pelo que cabe a ele decidir quanto tempo viverá; o cálculo deste numero não pode ser alterado mas pode ser «adulterado». Vejamos a lenda.
Houve um menino chamado de Zao Yan a quem uma cartomante previu que a morte chegaria aos 19 anos. O desgosto foi enorme, mas alguém o aconselhou a levar boa comida e vinho para a floresta e que a oferecesse aos dois anciãos que estariam a jogar xadrez, com a condição de não lhes poder falar.
Quando ele encontrou os 2 velhos barbudos a jogar, soube que eram o Velho Pólo Norte e o Velho Pólo Sul que aceitaram a comida e mostraram apreciar a generosa oferta.
Começaram então a discutir sobre o que poderiam fazer para retribuir com gratidão e depois de alguma discussão, acharam que o melhor seria reverter os números da idade prevista para a morte do jovem; assim, em vez de ser aos 19 seria aos 91 anos. E foi isso que aconteceu.
Shou, ou Sau, também conhecido em alguma literatura como o Velho do Pólo Sul, aparece representado como o mais sorridente e simpático dos 3 velhos sábios, careca, com uma testa muito alta, com um bordão ou cajado numa das mãos e na outra um pêssego, símbolo de longevidade.
Por vezes também aparece junto dele um grou, ave tradicional do oriente igualmente associada a longevidade e saúde.
Imagens deste símbolo da longevidade aparecem frequentemente em cartões de aniversário pois queremos sempre desejar longa e saudável vida ao feliz aniversariante.
0 comentários